sábado, 22 de novembro de 2014

Parto Humanizado

O parto humanizado é quando a mulher tem suas vontades respeitadas. Ela é avisada sobre os procedimentos o porque é feito e ela escolhe se deseja ou não fazê-lo. Ela pode se alimentar e beber líquidos, escolher a posição, andar, sentar, agachar, chorar, gritar, cantar, dançar,  escutar música,  falar ao telefone,  mexer no celular,  pode estar antes, durante e depois com um acompanhante o tempo todo,  ela pode fazer força quando sentir vontade ( força comprida ou força de coco aumentam as lacerações e aumenta o risco de sair hemorróidas) o bebê não é puxado,  ninguém sobe em cima da barriga da mulher,  nem mutila sua vagina (corte, pique, episiotomia), não induzem o parto,  não colocam soro com ocitocina (isto dói muito),  não estouram sua bolsa ( ai isto dói), a mãe pode ficar na banheira quentinha ou chuveiro para ajudar a relaxar e na dilatação,  o seu tempo, momento e vontades são aceitos, ela recebe apoio e aconchego, a mãe pode ter o bebê sentada no banco de parto, de cócoras (uma das melhores posições), você não é obrigada a fica deitada em posição ginecológica,  nem será submetida a exames de toques desnecessarios, quando seu bebê nascer, ele vai direto para o seu colo,  se ele quiser já pode  mamar,  o cordão umbilical nao é cortado imediatamente,  só depois de terminar de transmitir todo o sangue que há nele, que pertence ao seu bebê, o que garante em risco zero de anemia, isso leva uns 10 minutos, seu bebê não é levado para longe de você e nem fica horas no berçário,  o alojamento é conjunto o que favorece o vínculo entre a mãe e o bebê.  O parto humanizado é isso... Respeito pela mãe e pelo bebê.
Tenha seu filho, o parto é seu, as escolhas são suas, empodere- se e não tenha o momento mais feliz da sua vida roubado!
As pessoas não entendem o quanto a sociedade trata com violência a mulher, nos inferioriza, violenta, nós temos o direito de
sermos respeitadas. Está enraizado na nossa cultura que é normal a mulher sofrer,  sentir muita dor, mas a verdade seja dita,  as contrações doem sim e muito (cólicas fortes ), afinal os ossos estão se abrindo para o bb passar,  mas o que realmente dói,  é a violência,  são as intervenções desnecessárias e invasivas, a falta de respeito com as suas vontades,  é o corte, isto é o que realmente dói, e mais do que fisicamente,  dói na alma, pela violência sofrida e por isto a maioria não quer ter parto normal,  mas não sabem que este parto de normal não tem nada. Este é um parto anormal. Por isto quem tem, fica horrorizada,  ou não quer ter mais filhos ou prefere cesárea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário